terça-feira, 10 de maio de 2011

Ensaio do Butai "Rokugatsu no bitaa orenji" + Entrevista com Shige

A Johnny's web postou um relatório sobre o primeiro ensaio do butai "Rokugatsu no bitaa orenji" de Kato Shigeaki e Joshima Shiegeru e uma entrevista com Shige sobre isso. Traduzi a partir do inglês do LJ da spilledmilk25 e aqui estou postando.

Para saber um pouco sobre a história da peça, leia aqui.

Relatório

Esse foi o segundo dia do ensaio.
Imediatamente colocaram as roupas de treino, Joshima e Kato cumprimentaram um ao outro e aos staffs com um sorriso: "Bom dia! É um prazer trabalhar com você!"

Kato, que tirou um cochilo durante o intervalo, fez alguns exercícios de alongamento e pronúncia.

Esse era o primeiro dia para Joshima, então ele olhou ao redor do local em que foram colocados alguns móveis para a casa, e disse: "Parece um estúdio!". Ele então começou a conferir as posições e os pontos por onde ele se moveria no palco.

O ensaio começa!

Nesse dia de ensaio, eles trataram as cenas desde o começo, nos dois lugares do Ato 1 e, em seguida, começaram a firmar as posições de pé e as linhas de fluxo, os gestos dos personagens, suas expressões e seus sentimentos.

Kato tem um papel de apoio, mas indispensável na história, então ele conversou muito com o diretor G2 sobre as partes que o preocupava, tipo "Oh, então os monólogos serão mais solilóquios..."

Joshima fazia anotações em seu roteiro, mesmo durante o intervalo, e também tentou tocar um pouco de guitarra, o que era necessário para a próxima cena.

Na cena em que ele toca guitarra, Joshima improvisou uma música de desculpas pelo o que aconteceu na cena anterior, com "Sorry, I'm really really sorry~♪" e todos caíram na gargalhada.

A sala de treino desta comédia humana imediatamente ficou com uma atmosfera harmoniosa.

Após o ensaio, houve uma reunião para tirar a medida para a roupa, e também vimos Joshima ensinando Kato a tocar guitarra. Joshima disse a ele: "Você consegue fazer isso?" e começou a tocar um parte maravilhosa de uma canção, e Kato hesitante: "Ei, espere! Isso é impossível!". Eles já se pareciam como uma dupla de irmãos pacíficos.

Após o ensaio, nós perguntamos muitas coisas para ambos, como sobre o seu entusiasmo, a construção de seus personagens, etc.

Entrevista com Shige

Minha primeira impressão quando li o roteiro foi "Isso é realmente interessante!". Mas quando eu li novamente pensando em como desempenhar o papel, eu pensei "Isso vai ser difícil...".

No meu butai anterior, chamado "Seminário", eu também tinha o papel de um personagem brilhante, mas dessa vez é completamente diferente. Eu serei Tatsuya, o filho bom e talentoso, com um irmão 15 anos mais velho.

A princípio, pode parecer uma comédia, mas não é apenas isso. É um trabalho que pode fazer as pessoas rirem exatamente por não se tratar de uma comédia fácil.

Um drama humano também pode ter uma certa fantasia envolvida nele, mas o ponto principal nessa peça é que algo também pode acontecer na casa de seu vizinho. Pessoalmente, eu gostaria de mostrar isso.

"Seminário" foi desenvolvido em um mundo muito distante da vida cotidiana, então não foi um butai fácil para os espectadores também. Pelo contrário, "Rokugatsu no bitaa orenji" é um butai fácil de assistir, porque é algo que "pode acontecer com qualquer um".

Sobre atuá-lo, é difícil apenas porque se trata de uma vida cotidiana... tenho medo de ficar muito evidente, caso eu cometa um pequeno erro.

A grande diferença desta vez é que eu também estou trabalhando com um senpai e também tem o trabalho de equipe, eu farei o meu melhor para que tudo corra bem.

O meu personagem "Tatsuya" é o irmão mais novo, mas para falar a verdade, ele é apenas uma criança. Antes do início dos ensaios, eu perguntei sobre "ser um irmão mais novo" para os meus amigos. Meus companheiros Massu e Koyama são irmãos caçulas também, então eu coletei muitas impressões, sensações e pontos comuns em irmãos mais novos.

De qualquer forma, o ponto principal não é este. Subir ao palco e atuar como um irmão jovem normal não é tudo, é o que sinto. Pois com o progresso da história, o grau do irmão mais novo vai mudando.

É claro que ser o personagem principal é isso, mas ás vezes Tatsuya é o oposto, ás vezes ele mostra pensamentos que não são próprios de sua imagem... isso depende das cenas.

De qualquer forma, ele atinge os seus limites... eu posso entender o sofrimento de Tatsuya, de certa forma (risos) O primeio dia de ensaio me acalmou muito.

Além disso, Tatsuya tem um monte de monólogos, e eu preciso fazer o meu melhor nisso também. Monólogos são cenas muito importantes... sentimentos não são tudo, o ideal é ter habilidades também.

Eu falei sobre eles com o diretor G2, eu tenho ques destacar a diferença entre o roteiro e o objetivo do monólogo... como uma de uma peça entre outra, com um ritmo apropriado. Quanto mais eu treinar isso, melhor irei ficar, fazendo desse trabalho algo interessante.

Lembranças, ligar emoções e dividi-las... um butai conecta tudo isso, esta é a parte interessante dele. Trabalhando nisso novamente, estou sentindo mais uma vez a grandeza do teatro. O roteiro é muito interessante por si só, mas no primeiro momento que leio, não consigo tirar uma imagem clara daquilo. Foi durante os ensaios que eu finalmente entendi como é.

Eu penso que meu personagem é parecido comigo. Por outro lado, sinto uma certa dificuldade em exercer um papel de alguém que não sou eu. Você não pode pensar "Eu faria isso?", mas sim pensar como Tatsuya, como outro homem, "Talvez ele faria isso?"

É claro que tudo passa pelo meu filtro, as coisas que eu fotografo, o que experimento, as coisas que eu já simulei.... Pensando assim, tudo depende das minhas experiências do passado, que é onde o meu "eu" se levanta.

É eu que devo me aproximar do personagem e me aprofundar, mas o diretor G2 também me deu algumas dicas e disse que poderíamos descobrir juntos.

Eu disse no início "Eu preciso pensar e decidir tudo", ele falou "Não é necessário. Está tudo bem se você apenas se mover espontâneamente no momento exato"

Honestamente, eu não sou bom com improvisos (risos). Mas se eu seguir o sentimento correto, os movimentos serão certos também. Eu não tenho problemas com as minhas falas, mas o mais importante é ler as cenas pensando antecipadamente.

Todos os dias eu preciso me focar... quando os ensaios acabarem, com certeza vou pegar no sono (risos)

Eu penso que monólogos são realmente difíceis, mas eu preciso seguir em frente (risos) O primeiro dia foi perplexo... eu estava tenso, mas agora já entendi a razão.

A beleza de atuar, de trabalhar em uma peça é maior que a simples diversão contida no roteiro, foi o que entendi. Agora estou experimentando esta beleza.

Eu quero transmitir tudo isso. Quero que seja um butai onde as pessoas assistam e saim dizendo "Foi muito bom!". Irei dar o meu melhor todos os dias!

(Johnny's web - 08/05/2011)

Créditos do inglês: Spilledmilk25

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero todos comentando *-*